sexta-feira, 25 de maio de 2012

LANCE ARMSTRONG - Sua História

História do Lance

Lance Armstrong Head Shot
Se fosse um roteiro de Hollywood, a história seria rejeitada como melodrama banal: uma doença mortal que atingiu um atleta promissor. Apesar das chances desesperadamente pequenas, ele não só conseguiu vencer a aflição, mas também retornar ao esporte e ganhar seu primeiro prêmio, não uma única vez, mas um recorde de sete vezes. Mas a história não terminou na linha de chegada no Tour de France. Sua experiência fez parte de uma comunidade de câncer, e motivou-o a desencadear a mesma paixão que tem nas provas de bicicleta para a luta contra a doença.

O seu nome sobrepôs-se a lendas do ciclismo, tais como Miguel Indurain, Bernard Hinault, Eddy Merckx e Jacques Anquetil.


 
  


Em 1996 Lance tinha vindo a observar uma grande inflamação na virilha, e habituado a ignorar a dor não lhe deu importância, até que começou a vomitar sangue, a ter perdas de visão e enxaquecas. Os testes revelaram câncer testicular avançado que se espalhou para seus pulmões e seu cérebro. Suas chances de  recuperação foram colocadas para menos de 30% e deixou Lance assustado. 
Sempre determinado, começou uma forma agressiva de quimioterapia. Com a assessoria de especialistas, ele tentou um  tratamento que lhe deu uma chance, uma recuperação com menos perigo de perder a capacidade pulmonar como um efeito colateral. Notavelmente, a quimioterapia começou a trabalhar, e Lance gradualmente permitiu seus pensamentos para voltar a correr. O câncer deixou marcado fisicamente e emocionalmente, mas ele mantém em dizer que:
" Foi a melhor coisa que já aconteceu comigo" 
A nova perspectiva permitiu-lhe pensar além de ciclismo e se concentrar em sua dívida para com a comunidade de câncer. Ele formou a Lance Armstrong Foundation dentro de alguns meses de seu diagnóstico para ajudar os outros com suas lutas de câncer. Para a doença ela mandou uma mensagem:

"Enganaste-te na pessoa ao escolheres um corpo para viver, cometeste um erro porque escolheste o meu". Lance estava disposto a lutar contra o seu câncer.

       A equipa francesa Cofidis rescindiu o contrato com Lance, tendo este que vender o seu carro e teve quase de fazer o mesmo com a sua casa. Estava a passar por maus momentos, mas teve forças para seguir em frente. 

Em 1998 a equipa U. S. Postal Service fechou um contrato com Lance, que voltava assim a pedalar. Seu retorno profissional, no entanto, teve um começo difícil. Corridas no início da temporada quase encerraram sua carreira, em um frio miserável da corrida Paris-Nice, ele puxou para o lado da estrada e saiu. Muitos pensaram que era o último dia de Lance no ciclismo. Mais tarde ele admitiu que  não estava pronto para voltar e muito menos correr de bicicleta - ele estava apenas aprendendo a viver de novo. Ele retirou-se para Boone, Carolina do Norte, com o amigo e que por muito tempo fio seu treinador "Chris Carmichael".  
Em 1999 veio com um objetivo específico - o Tour de France. Quando Lance foi para a linha no prólogo do Tour, já era uma vitória tanto para ele como para os sobreviventes de câncer em todos os lugares que acompanhavam-o dia após dia . Ele venceu a etapa e cavalgou para ganhar sua primeira Volta. A vitória com uma mistura impressionante de poder, agressividade e estratégia de equipe e marcou a todos que assistiram a prova.

Agora era oficial: Lance era um herói internacional.
Lance não parou por aí. Ele acrescentou mais seis títulos de Tuor de France à sua lista, títulos esses consecutivos, ninguém superava Lance, ele recebeu praticamente todas as honra existentes no esporte , e se tornou um símbolo de esperança e inspiração até para aqueles que não acompanhavam o esporte. O Sports Illustrated nomeou-o Desportista do Ano em 2002. A Associated Press atribuiu-lhe Atleta Masculino do Ano quatro vezes de 2002 a 2005,  uma façanha que nenhum outro atleta conseguiu atingir. Além disso, ele ganhou Melhor Atleta Masculino no ESPY Awards em 2003, 2004, 2005 e 2006, e em 2008 foi reconhecido entre as 100 pessoas mais influentes do mundo.













Fica a minha profunda admiração por alguém que é um verdadeiro exemplo de força de viver, de determinação, e sobretudo, de ajuda e apoio através da sua fundação.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário