terça-feira, 11 de dezembro de 2012

SUSPENSÃO - MTB

ELAS SÃO PROJETADAS PARA TER UMA LONGA DURABILIDADE SEJA QUAL FOR A MODALIDADE PRATICADA. PARA ISSO, OS CUIDADOS COM AS PEÇAS SÃO IMPRESCINDÍVEIS

Por Romaico Coelho
Profissional é Técnico em manutenção Rock Shox


Suspensão é a alma de uma MTB, ela é responsável por corrigir a leitura do solo e manter o conforto do ciclista. Existem vários tipos. As  mais simples são compostas por molas ou elastômero. Já as mais tops vêm compostas por ar e óleo. 

TECNOLOGIA
Atualmente as suspensões tem tecnologia solo air, essa tecnologia tem como principal detalhe a regulagem de pressão por peso do usuário, isso possibilita que ela não deforme com tanta facilidade. Outro tipo de suspensão é a dual air que para 2013 a Rock Shox não fabricará, pois somente ela utiliza tal sistema.

MANUTENÇÃO
Em relação a manutenção todas tem em comum a indicação de 100 horas de uso contínuo para serem revisadas. Na manutenção verificam-se as bengalas, os copos (se não a arranhões) é trocado o guarda pó e o óleo (geralmente estão sujos e desgastados devido à fricção) com essa troca a suspensão permanece perfeita durante um tempo indeterminado e com ótimo funcionamento.
Para auxiliar na determinação da manutenção da suspensão “100horas”. Ela é equivalente a troca de uma corrente, quando ela atinge 80% é hora de troca-la e fazer a revisão preventiva da suspensão. Utilizamos esse comparativo para facilitar ao proprietário na hora correta de realizar a manutenção.

PRINCIPAIS DESGASTES
  • Elastômero: Ao perder a propriedade elástica, a suspensão fica mole e comprimida.
  • Hastes: durante a frenagem, é possível identificar folga entre as hastes e o monobloco. A coloração também pode alterar na região de maior funcionamento das hastes.
  • Vazamento: tanto o vazamento de ar quanto o de óleo podem comprometer as peças da suspensão. A identificação é feita por meio do excesso de óleo nas hastes ou em qualquer parte da suspensão. No caso da suspensão a ar, a perda da pressão em um curto período de tempo é o modo mais eficaz de identificar o problema.
CUIDADOS
As suspensões são projetadas para ter uma longa durabilidade, seja qual for a modalidade praticada. Para isso, os cuidados com as peças são imprescindíveis não esqueçam de realizar com frequência as manutenções preventivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário