sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Proteínas. Em que momento usar?


Suplementos Proteicos em esportes de endurance. 
 
Todo dia milhões de pessoas tanto atletas como não atletas, procuram lojas especializadas de suplemento alimentares na busca de produtos para melhorar sua performance e sua estética, motivados apenas por propagandas e indicações de vendedores. Mesmo existindo uma grande variedade de produtos com promessas milagrosas, é preciso ter em mente que ainda existem muitas divergências científicas a respeito da melhora da performance e do prometido resultado de alguns produtos.
Muitas vezes o praticante mal inicia uma modalidade esportiva e a primeira coisa que faz é se preocupar em utilizar suplementos alimentares, principalmente os proteicos como é o caso do Whey Protein (proteína do soro do leite) e BCAA (aminoácidos de cadeia ramificado). O que ele não sabe é que esta precipitação pode comprometer seus objetivos no treino e ainda gastar dinheiro à toa.
O consumo excessivo de suplementos proteicos, bem como de outros macronutrientes (carboidratos e gorduras)  pode prejudicar o objetivo do esportista. Isso porque as proteínas não podem ser estocadas como combustível de reserva, como acontece com os carboidratos-glicogênio.  Desta forma, se a suplementação não for necessária ou consumida exacerbadamente, como no caso do Whey Protein em treinos de baixa intensidade e/ou volume,  o praticante acabará ingerindo mais calorias do que necessita, podendo engordar e ocasionar assim o processo de lipogênese (formação de gordura) como também comprometer as funções renais.
A suplementação de maneira intensa não é condição obrigatória para se conseguir atingir bons resultados dentro da sua modalidade esportiva. O atleta ou não atleta deve buscar uma alimentação adequada em calorias e nutrientes, dentre eles a proteína, para o seu objetivo e intensidade de treino. O uso da suplementação irá depender da disponibilidade de alimentos (praticidade), da capacidade de suportar a ingestão, da demanda de energia necessária a sua prática esportiva e da necessidade de se obter uma rápida absorção após treinos muito desgastantes.
Se você treina com intensidade leve a moderada, não tem uma predisposição à perda de massa magra, tem boa estrutura muscular e genética para mantê-la e não tem grandes objetivos de hipertrofia, o mais indicado é ingerir após os treinos um carboidrato de moderado a alto índice glicêmico como por exemplo: macarrão, arroz, batata assada, pão árabe, pão branco, torrada, cereal matinal, geleia, bolachas integrais e etc. Bem como proteínas de alto valor biológico sendo recomendado principalmente carne bovina magra, clara de ovo, leite desnatado, queijo magro, iogurte desnatado e peixes. Sendo o suplemento recomendado apenas para complementar uma boa alimentação.
Importante ressaltar que para preservar sua massa muscular é necessária a ingestão adequada de suplementos a base de carboidrato antes e durante, dependendo de sua duração e intensidade, como forma de preserva a integridade do músculo. Evitando usar como substrato principal a proteína, ou seja, o carboidrato funciona como poupador de proteína evitando sua depleção, uma vez que praticantes de exercícios físicos utilizam como substrato primordial os carboidratos em forma de glicogênio (estocados nos músculos) oriundos da alimentação. A quantidade de proteína ingerida recomendado pela literatura é de 1,1 a 1,6g por quilograma de peso corporal ao dia para modalidades de endurance.
A dica que fica é que o atleta ou esportista procure um nutricionista esportivo capacitado para dirimir suas dúvidas e realmente verificar se o uso de suplementos se faz necessário. Muitas vezes a alimentação do atleta está ruim e com apenas algumas modificações e uma reeducação alimentar é possível atingir bons resultados e formar grandes campeões!!!

Contatos:
Cel: (85) 8895.6786 (OI) / 9638.6299 (TIM)
Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade de Fortaleza
Especialista em nutrição e exercício Físico pela UECE

Nenhum comentário:

Postar um comentário